Realidade Virtual VS Realidade Aumentada
A realidade virtual é um ambiente virtual no qual o usuário pode inserir-se como se tivesse mesmo ali, mas tudo não passa de um sistema computacional.
A tecnologia induz efeitos visuais e sonoros, permitindo total imersão no ambiente simulado virtualmente. Atualmente, a realidade virtual tem como base displays estereoscópico como óculos e headsets, sendo divulgada na sua maioria para o entretenimento.
Na realidade virtual a imersão, a interação e o envolvimento constituem os aspetos básicos necessários à sua implementação.
Na atualidade, os ambientes virtuais são mais utilizados nas áreas do conhecimento e das atividades humanas, como medicina, arquitetura, educação, etc.
Para produzir no utilizador a sensação de imersão, o sistema tem que conseguir estimulá-lo sensorialmente, utilizando diversos dispositivos: capacete de visualização, luva de dados, auscultadores.
A principal diferença entre as duas realidades está no objetivo para o qual foram criadas. A realidade aumentada inclui componentes que podem interagir com o que já existe. Já a realidade virtual cria o seu próprio ambiente, totalmente novo e independente do mundo real.
Comentários
Enviar um comentário